A importância da nutrição no tratamento oncológico

O diagnóstico de câncer surpreende e altera a vida dos pacientes e das pessoas ao seu redor, por isso é necessário cuidado e atenção.
Uma das mudanças físicas mais comuns é a perda de peso e a desnutrição por diversos fatores como estresse metabólico, falta de apetite e baixa ingestão alimentar, reflexos psicológicos, dificuldades mecânicas (problemas de deglutição), cirurgias, quimioterapia e/ou radioterapia ou outros sintomas ligados à própria doença.
O acompanhamento nutricional com profissional especializado é muito importante, pois contribui para um melhor resultado do tratamento bem como a qualidade de vida do paciente.
O nutricionista oncológico atua desde o diagnóstico até os cuidados paliativos. Realiza triagem e avaliação nutricional, além de elaborar sua conduta com o intuito de manter ou recuperar o estado nutricional do paciente, durante e pós tratamento.
Alguns cuidados serão levados em consideração como: o tratamento prescrito, condições socioeconômicas e culturais, preferências alimentares, sintomas, dificuldades etc. O nutricionista sempre trabalhará com orientações específicas e embasamento técnico, além de mudar a orientação de acordo com o paciente ou a fase do tratamento.
É importante lembrar que o nutricionista faz parte de uma equipe multidisciplinar e tem o apoio do oncologista clínico e cirúrgico, enfermeiros, farmacêuticos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, estomatologistas e psicólogos.

Ana Lúcia Bordini
Nutricionista Oncológica
CRN/SP 312.334