Acupuntura pode beneficiar pacientes em tratamento do câncer

Acupuntura seu significado Acus= Agulha e Puntura= punção, então punção com agulhas, é a medicina chinesa baseada em princípios filosóficos que entendem o ser humano como um todo, integrado a natureza e a tudo que o cerca. Esse princípio unificado os chineses chamam de Qi que é traduzido como “ENERGIA”. Esse conceito de energia não é apenas esotérica, mística ou meramente filosófica, mas vai de encontro com as mais recentes descobertas da física moderna. É a energia que cria, transforma e move a matéria.

Quando essa energia circula no corpo ela leva o sangue e os líquidos por todas as partes nutrindo as células, circulando neurotransmissores e hormônios, ocorrendo uma integração entre os órgãos e os tecidos e assim são ativados processos fisiológicos e bioquímicos do corpo. Quando esses processos são ativados o indivíduo não sente dores pelo corpo, sua digestão é boa, seu intestino funciona, sua pressão não é alta nem baixa, quando ela circula dormimos bem e não somos tomados pela ansiedade. É como se o corpo fosse um grande circuito e através da punção das agulhas em pontos específicos pudessemos regular e manter esse circuito funcionando. Acupuntura é energia em movimento, simples assim.

Nos dias de hoje vem crescendo sua procura e a área de atuação sendo opção de tratamento complementar e atuando de maneira positiva nos efeitos colaterais de pacientes em tratamento quimioterápico. Dentre seus benefícios podemos encontrar: ajuda no controle da dor, sono reparador, controle para náuseas, vômitos, diarreia, constipação, mucosite, fadiga oncológica, neuropatia periférica, melhora circulação sanguínea, promove relaxamento e aumento da imunidade.

Dra. Vanessa Natalie Francisco

Enfermeira Oncológica

COREN/SP: 399.521