Consciência Transformadora

O cuidado em semear vidas através dos séculos.

Nos 200 anos do nascimento de Padre Bento Dias Pacheco, o Apóstolo da Caridade, nada mais pertinente do que se falar em Consciência Transformadora, o Cuidado em semear vidas através dos séculos!

Nascido em Itu, em 17 de setembro de 1819, Padre Bento ficou conhecido pela dedicação às pessoas com hanseníase que, naquela época, eram marginalizadas pela sociedade, tamanho era o temor pelo contágio da doença.

Foram 42 anos de amor, cuidados prestados diuturnamente, doação ao próximo, amparo material e espiritual. O trabalho incessante de Padre Bento em prol desses enfermos necessitados perdurou, ininterruptamente, até ele falecer, em 6 de março de 1911, sem ter desenvolvido a terrível moléstia.

O evento, que celebra os 200 anos do nascimento de Padre Bento, é organizado pela SACI – Sociedade Amigos da Cidade de Itu e Padovani – Materiais de Construção, com apoio da Prefeitura de Itu, Coral Vozes de Itu e OncoItu.

Data: 11/09/2019
Horário: 18h às 22h
Local: Auditório da Prefeitura de Itu – Av. Itu 400 anos – Itu/SP

Padre Bento, por Tarsila do Amaral
Obra de 1931

 

Palestras

Dra Ana Cláudia Quintana Arantes

Médica, especialista em Cuidados Paliativos, sócia fundadora da Associação Casa do Cuidar, Prática e Ensino em Cuidados Paliativos e autora do livro A morte é um dia que vale a pena viver.

Tarsilinha do Amaral

Sobrinha neta de Tarsila do Amaral – uma das mais importantes artistas brasileiras do século 20 -, que em 1931 pintou a obra Retrato do Padre Bento, único quadro do religioso.