Fisioterapia nas Reconstruções Mamárias

Um dos procedimentos cirúrgicos utilizados durante o tratamento do câncer de mama é a Mastectomia, que pode ser, dependendo do caso, parcial ou total. E atualmente, com avançada tecnologia a reconstrução mamária que busca o melhor resultado estético e a retomada da auto estima da paciente, pode ser realizada simultaneamente ao procedimento ou após o término da quimioterapia ou radioterapia.

E antes mesmo de qualquer intervenção cirúrgica, a fisioterapia oncológica desempenha um papel imprescindível com as pacientes submetidas a Mastectomia e Reconstrução Mamária. O programa de reabilitação deve ser realizado de maneira precoce, desde o diagnóstico da doença (fase pré-operatória), durante o tratamento (cirurgia, quimioterapia, radioterapia ou hormonioterapia) até após o tratamento (seguimento ou recidiva da doença).

Na fase pré-operatória o fisioterapeuta deve conhecer as alterações preexistentes, identificando os possíveis fatores de risco para as complicações pós-operatórias. Cabe a este profissional esclarecer as dúvidas sobre o que pode acontecer devido à realização do procedimento invasivo, como, por exemplo, a limitação na movimentação do braço, além de auxiliar na prevenção da dor, seroma, necrose do tecido, cicatrizes, infecções entre outras possíveis complicações.

No pós-operatória, o fisioterapeuta utiliza recursos como a cinesioterapia para ganho de amplitude de movimento e fortalecimento muscular, alongamentos, eletroterapia para controle da dor, exercícios posturais, terapias manuais, drenagem linfática manual para tratamento e prevenção do linfedema, técnicas como linfotaping, terapia física complexa, entre outras.

O acompanhamento com fisioterapia oncológica junto as pacientes submetidas a cirurgia de Mastectomia e Reconstrução Mamária, além da abordagem da equipe médica e multidisciplinar, tem como principal objetivo prevenir complicações e promover a adequada recuperação funcional, propiciando melhor qualidade de vida.

 

Tatiana Bertone

Fisioterapeuta Oncológica

CREFITO 26625-F/SP