A prevenção ainda é o melhor remédio

Um ditado antigo diz que “Prevenir é melhor que remediar” e quando falamos em câncer, não há definição melhor.

Mudar os hábitos pode trazer inúmeros benefícios para sua saúde. Confira algumas sugestões:

1. Pare de fumar

Se você fuma, esse é o primeiro item que você deve eliminar da sua vida. O tabagismo é a principal causa de câncer evitável no mundo. Um cigarro traz prejuízos não só por quem está fumando, mas por todos que estão ao seu redor.

É o grande responsável pelos casos de câncer de pulmão e tem culpa também em vários outros tipos  de câncer, como boca, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo de útero e leucemia.

 

2. Não abuse do álcool
O álcool tem o poder de potencializar os danos do cigarro, por exemplo. E ainda aumenta as possibilidades de câncer no intestino, esôfago e fígado. Também pode ser responsável pelo desenvolvimento do câncer de mama e câncer de próstata.

 

3. Invista em uma dieta saudável

Diminuir o consumo de açúcar, carne vermelha e produtos industrializados, além de mudar o sabor da sua vida vai melhorar sua saúde. Evite também os alimentos ricos em sódio e conservantes.

Aproveite e coma mais frutas, legumes e verduras, que protegem o intestino contra o câncer.sta Gilberto de Castro Jr., protege o intestino contra o câncer.

 

4. Use filtro solar

Proteger-se do sol é fundamental para evitar o câncer de pele.

Use sempre o filtro solar e evite a exposição no período das 10h às 16h, usando chapéus, bonés, óculos escuros e outras formas de bloquear o sol.

 

5. Pratique exercícios físicos

As atividades físicas devem ser realizadas todos os dias, pois promovem um bem-estar geral ao corpo e protege contra o câncer.

Encontre uma atividade que goste e aproveite!

 

E para finalizar:

6. Faça um check-up anual

Consulte seu médico de confiança e realize todos os exames indicados. Isso pode diagnosticar precocemente vários tipos de câncer.

Sobre