Ansiedade é doença?

Se esse tema chamou sua atenção, cuidado! Tem muita gente falando sobre saúde, oferecendo soluções milagrosas e esse universo de opiniões pode ser mais um fator tóxico para aumentar sua ansiedade.

A grande notícia é que a ansiedade é uma resposta positiva do nosso organismo a situações de ameaça, é como se fosse um alarme, que dispara para avisar de um risco iminente, faz um alerta para gerar reação. Ou seja, é um mecanismo de defesa do nosso organismo, que, se estiver funcionando bem, nos beneficiará antecipando situações que exigem uma atenção maior.

A evolução da humanidade acontece principalmente na busca pela superação das incertezas e das ameaças impostas pela vida em sociedade. A ansiedade diante das adversidades financeiras, climáticas, profissionais, afetivas e outras, nos impulsiona a buscar proteção, segurança, estabilidade, tudo enfim que represente equilíbrio.

Como todos sabem, a escassez e o excesso, estes sim, representam patologias em qualquer aspecto. Se essa ferramenta perfeita que o nosso organismo possui, por algum motivo, quebrar, temos que consertar. Aqui vai outra grande notícia: A vida (ou o outro, como preferir) não é difícil ou estressante. O seu jeito de encarar a realidade e de lidar com o seu dia a dia, isso sim, pode gerar ansiedade e até adoecer. Se seus pensamentos são rígidos, inflexíveis, críticos, então estará em constante estado de alerta até que um dia pode acontecer o que conhecemos como crise de ansiedade.

Os sintomas dessas crises são desagradáveis, mas acredite, eles são sua menor preocupação. Os sintomas vão passar assim que você melhorar a qualidade de seus relacionamentos, de sua rotina, assim que você passar a enxergar a realidade como ela é e aceitar as coisas como elas são, diminuindo suas expectativas e fantasias com relação a si mesmo e as outras pessoas.

Pois é, construir uma vida mais leve, se conhecer mais e ter mais autocuidado é agir preventivamente evitando adoecer. Somos humanos e a nossa caminhada de aprendizado traz uma série de desafios, medos, conflitos. Alguém um dia disse que “É preciso saber viver”. Certamente essa grande dica foi o resultado de uma busca por superação de muitas ansiedades vividas.

Tratar a ansiedade com foco nos seus sintomas é paliativo e não evita crises futuras, mas, nesse momento da crise, o que ajuda muito é: Pensar que os sintomas são como ondas, vem e vão com duração de minutos ou um pouco mais; então procure um lugar ventilado, calmo e apenas espere passar; os pensamentos negativos também são sintomas e desaparecem quando tratados; respire calmamente, tome água e se refresque com o que estiver a seu alcance; deixe de lado os problemas para resolver assim que o mal estar passar; se tiver alguém com você peça apenas para que espere do seu lado sem se desesperar.

A Psicoterapia pode ajudar você a descobrir a origem da sua ansiedade e ao entender os gatilhos, poderá viver melhor e enfrentar seus medos e inseguranças.  Em qualquer tratamento de saúde, a forma da pessoa enxergar e de se posicionar reflete o preparo emocional adquirido ao longo da vida, ou seja, todo o processo será mais fácil ou mais difícil de acordo com o modo de viver da pessoa. Sendo assim, convido a todos a cuidar da saúde e do seu bem estar, começando agora reformulando a pergunta:

Como está vivendo? 

Katia Cristina Gurizam Barbosa Emmanoel Psicologa – CRP 06/57685