Estamos diante de uma triste realidade, a pandemia pelo novo coronavírus que vem causando muitas mortes e espalhando pânico e tristeza por onde passa.
Historicamente a humanidade já experimentou outras pandemias como a do sarampo, da varíola, cólera e mais recentemente por outros agentes virais como a gripe espanhola, asiática, o H1N1 e outras. Algo que parecia tão distante, hoje se faz tão intensamente presente o que nos obrigou a reinventarmos nossa rotina de vida, de uma forma diferente e desafiadora, talvez nunca nem imaginada.
O fato é que, apesar de todas as adaptações e mudanças, não podemos parar. Vamos seguindo em frente, tomando as atitudes para contenção do vírus e mantendo nossos tratamentos de saúde em dia, já que algumas doenças são potencialmente graves e rapidamente progressivas se não tratadas a tempo, especialmente no tratamento do câncer.
Importante ressaltar que os pacientes oncológicos frequentemente têm a imunidade comprometida pela sua própria doença, principalmente aqueles em tratamentos com efeito imunossupressor como a quimioterapia, pós-cirurgia ou radioterapia e por conta disso devem intensificar e seguir rigorosamente as normas para prevenção de infecção por COVID-19 e seguir as terapias prescritas pelo seu médico.
E assim a vida continua…reinventada e cheia de novos desafios.
Dra. Elisa Watanabe Camargo
Médica Oncologista
CRM 145.264