Controle da Ansiedade e o Tratamento Oncológico

A ansiedade faz parte da vida de todas as pessoas. É a ansiedade, um dos motores que impulsiona o ser humano a realizar seus sonhos e buscar incessantemente crescimento e realizações. O diagnóstico de qualquer doença ou qualquer outro imprevisto não é o que define o descontrole emocional de alguém, e sim, o modo como essa pessoa se posiciona diante de seus desafios é que pode indicar a capacidade ou não de auto controle.

Assim como tudo na vida, a ansiedade começa a ser um problema, quando passa a causar danos à pessoa, paralisando-a ou trazendo sofrimento para si. Receber um diagnóstico de câncer ou dar início a um tratamento tão inesperado, pode assustar e desestruturar inicialmente, porém, o processo poderá reconstruir e fortalecer suas habilidades para seguir a vida com muito mais qualidade.

A ansiedade é um estado de alerta, que o nosso cérebro nos coloca, por entender que estamos em situação de risco ou ameaça. Portanto, apesar de ser muito desconfortável viver os sintomas da ansiedade, ela pode ser considerada um recurso importante do nosso organismo para nossa própria defesa.

O modo como enxergamos o diagnóstico, o tratamento, a vida, a nossa saúde, certamente irá definir o grau de perigo que imaginamos estar diante de nós. Trata-se de encarar os imprevistos e contratempos como oportunidades e não como problemas. A aceitação e a resiliência são os melhores amigos de uma vida saudável e plena.

Podemos tornar nossa caminhada mais leve, tomando algumas atitudes como:

  1. Fazer terapia.

Nos ajuda a aceitar o processo e querer fazer parte dele, entendendo qual é o nosso papel nessa caminhada. Nos ajuda a ressignificar o viver e redefinir prioridades.

  • Confiar na equipe médica

Nos faz sentir que estamos no lugar certo e sob os cuidados da equipe que fará o melhor para cuidar de nós, buscando os melhores resultados e vibrando sempre a nosso favor.  

  • Confie seus exames ao seu médico

Resista ao impulso de abrir e compartilhar os resultados dos seus exames. Seu caso é único e não deve ser comparado ao outro.  Evite consultar sites de busca para entender o que está acontecendo com você. Considere seu exame o “GPS” do seu médico. Ele saberá dizer qual será o melhor caminho para você.

  • Tenha hábitos saudáveis

Procure técnicas de respiração e relaxamento que o ajudem a se acalmar. Exercícios como meditação, práticas diárias que sinta prazer tais como como caminhada, ouvir música, ver um filme, preenchem o seu dia com bons sentimentos e pensamentos ajudando-o a diminuir a ansiedade.

Fato é que, estamos vivendo e aprendendo todos os dias.  Despertos ou dormindo, os dias passam e junto com eles também passamos. Nossas escolhas fazem toda diferença.

Livre escolha: Tem quem prefira a leveza da terra sobre si ao peso de ser livre e voar.

Ana Cláudia Quintana Arantes

KÁTIA CRISTINA EMMANOEL

Psicóloga
CRP/SP 06/57.685