Só a palavra câncer já causa mal estar e pânico em muitas pessoas. Durante toda trajetória da humanidade e da ciência essa questão foi um desafio para pesquisadores e a resposta é sim, existe vacina contra o câncer.

Já ouvir falar em papiloma vírus humano, mais conhecido como HPV?

Durante muito tempo as mulheres fizeram o famoso exame de prevenção, chamado de Papanicolau, homenagem ao médico que o desenvolveu. Este exame salvou milhares de mulheres do câncer do colo uterino, um dos mais frequentes. Já havia uma desconfiança de Papanicolau que havia algum agente envolvido na transmissão e que estava relacionado ao comportamento sexual da mulher, mas não se sabia ao certo.

Na década de 90, do século passado, o pesquisador Harald zur Hausen confirma as ideias de Papanicolau e descreve o agente do câncer do colo uterino, um vírus, H.P.V. ou Papiloma vírus humano, transmitido através do ato sexual.

Bem, agora descoberto o vírus o que faremos? Os laboratórios então, desenvolveram as vacinas contra o HPV e determinaram após anos de estudos sua eficácia, vários esquemas vacinais, tanto em clínicas privadas e até mesmo em rede pública que servem para a população feminina como também a masculina.

Então atualmente, que sabemos que a vacina do HPV existe, o importante é incentivar a vacinação e manter também os demais métodos de prevenção desta doença sexualmente transmissível, que pode ser considerada um dos principais fatores de risco do câncer de colo de útero.

Então, resumindo para as mulheres principalmente:

  • Consulte seu ginecologista regularmente.
  • Mantenha a rotina preventiva e o método que melhor se adequar ao seu perfil.
  • Conheça outros exames além do Papanicolau.
  • Procure conhecer os esquemas vacinais adequados e propostos pela Literatura médica.
  • Mantenho o uso rotineiro de preservativos.
  • Vacinas também estão disponíveis para o sexo masculino.
  • O HPV, também está relacionado a outros cânceres, como anorretal e orofaringe.

Lembre-se, prevenir ainda é o melhor caminho!

DR. ANDRÉ FERNANDO TABARASSI DA SILVEIRA

Médico Ginecologista com residência em Mastologista e Onco-ginecologia
CRM 80300 SP